RESENHA The Legends



Redação: Pamis
Revisão: Danna

Olá meus biscoitinhos de nata fresquinhos para café da tarde, tudo bem?
Eu, Pamis, estou de volta para contar mais uns causos desses dramas chineses que nós simplesmente amamos!
O drama da vez é THE LEGENDS! Eu, a mãe desse drama na Phoenix Fansubs vim falar desse hino drama! Quase nem gostei, imagina!

A sinopse do drama se baseava em:
Afim de pegar a espada Wan Jun, Lu Zhao Yao (Bai Lu, King is not Easy) caI em uma emboscada por um conjunto de seitas rivais e é morta. Ela acredita que a ambição de Mo Qing (Xu Kai, Story of YanXi Palace) é o responsável pela sua morte precorre, principalmente por sua identidade verdadeira ser Li Chen Lan, filho do rei demônio.
 Cinco anos após sua morte, Li Chen Lan é o líder da antiga seita que Zhao Yao liderava, e então ela resolve se vingar. 
Zhao Yao possui o corpo da jovem Zhi Yan e logo a faz se tornar discípula de Mo Qing, afim de se aproximar para vingar-se. Porém, pouco a pouco, ela começa a se apaixonar por Li Chen Lan.
Enquanto isso, um jovem ambicioso chamado Jiang Wu (Dai Xu, Entrepreneurial Age) pretende tomar o lugar de Li Chen Lan, tanto na liderança da seita, quanto no coração de Zhi Yan.

A proposta é uma história épica, ao longo de 56 episódios de aproximadamente 45 minutos.
Vem comigo analisar esse super drama! Será que ele realmente cumpriu o que prometeu?

EVOLUÇÃO DE PLOT

Se você espera que todo histórico chinês tenha um início lento, com certeza vai se assustar com o início de THE LEGENDS porque nos 3 primeiros episódios, esse drama já deixa claro a que veio.

Esqueça o conceito de “princesa à espera do príncipe, presa no alto de uma torre”. Não… Zhao Yao é a princesa, a carcereira, a própria torre, o dragão e o cavalheiro reluzente pronto para salvar os indefesos, assim como também é a bruxa má, sem coração, que se diverte com as maldades que faz.
A trama segue fiel à sua proposta inicial por todo o drama. E mantém a premissa dos primeiros episódios, com um ritmo rápido, bem desenvolvido e extremamente justificável.
Os roteiristas foram muito felizes no desenvolvimento da história, nos deixando sempre com um gosto de “eu quero um pouco mais” na boca.
Trabalharam o conceito de certo e errado com tamanha maestria, que se você realmente parar para pensar sobre os fatos, consegue entender (mas não compactuar) com todas as ações apresentadas no drama.
Ainda neste conceito, todas as histórias secundárias foram bem desenvolvidas, nos levando a sentir amor e ódio várias vezes, em um único episódio. Neste ponto o plot se expande, e você se pega querendo saber o desfecho não apenas da história de Zhao Yao e Li Chen Lan, mas de todos os personagens participantes da trama, principalmente os que estão diretamente ligados a seita Wan Lu.
Particularmente, em um determinado ponto da história, eu cheguei à conclusão que quanto maior o seu cargo nessa seita, mais o personagem tinha apanhado da vida, e meus queridos, são surras homéricas. 

EVOLUÇÃO DE PERSONAGENS

Talvez neste ponto, eu seja a “mãe” que sempre vê os filhos sendo lindos… Então por favor, sejam pacientes comigo, ok? rs
Na minha concepção, THE LEGENDS é o drama que melhor evoluiu os seus personagens, de todos os dramas que já assisti. Nenhum, repito, NENHUM personagem terminou a história, sendo a mesma persona que a iniciou. Mas 4 personagens eu realmente gostaria de destacar.
Li Chen Lan, ou Mo Qing (meu Momozin, rei dos doguinho), lidera como o mais constante. Uma alma que foi nobre do início ao final da trama. Mesmo quando o ódio o dominou, pelo medo de perder quem amava, ou por perder pessoas que eram importantes para ele, ainda assim, ele se manteve firme no que acreditava. Basicamente um exemplo de perseverança, como Joseph Climber (Se você ainda não assistiu esse vídeo, veja, é muito bom). É impossível você não se apaixonar por este personagem. Sério. Impossível mesmo.
Lu Zhao Yao, que começa doce como uma pêra, evolui drasticamente para uma criatura sem coração. Mas calma, isso não é uma falha de roteiro… na verdade, foi uma das jogadas mais inteligentes deles. Em um diálogo entre Zhi Yan e Zhao Yao, Zhi Yan questiona se Zhao Yao não se sentia injustiçada, pelas coisas boas que ela tinha feito, e mesmo assim ter sempre a fama de “Mulher diabo”. Então Zhao Yao diz que se os boatos diziam que ela era sanguinária, ela se tornava sanguinária, se os boatos diziam que ela era má, ela se tornava má… assim, ela nunca se sentiria ofendida, porque os boatos sempre seriam verdades. Essa é a nossa protagonista, sem qualquer vitimismo! E é nesse ponto, que você começa a reparar que realmente, Zhao Yao foi tudo o que era preciso ser.

Ming Xuan ( Liu Leo, The Legend of Zu 2), a divindade do ouro, também foi um personagem surpreendente. Veja bem minhas caras paçoquinha. Esse ser começou o drama pregando o amor, a bondade, a paz e a justiça no mundo pugilista, e evoluiu para um ser endemoniado que queria dominar o mundo. Tudo isso por medo. Sim, minhas lindezas, medo. Ming Xuan mostrou até que ponto uma pessoa pode ser ir pelo medo do desconhecido. O medo de Lin Chen Lan ser como o rei demônio, levou Ming Xian a se tornar uma das criaturas mais abomináveis que já tive o desprazer de ver.
Mas a grande revelação em evolução de personagens com certeza foi de Qin Zhi Yan ( Shane, Legend of White Snake) No começo, cheguei a julgá-la apenas como núcleo cômico, visto que Zhi Yan era bem menininha mimada, do tipo que se joga no chão do supermercado porque não ganhou seu pacote de biscoito Trakinas. Porém, no decorrer da trama, patricinha de Bervely Hills do mundo pugilista vai se mostrando uma pessoa sensata, amiga, justa e fiel ao que acredita.
Eu realmente escreveria por horas por quase todos os personagens com o maior prazer… Como disse, o roteiro na evolução das personas foi simplesmente fantástico, um show à parte para aqueles que, ao assistir um drama, gosta de filosofar sobre a vida a cada episódio.

COERÊNCIA DO ENREDO

Como eu disse, THE LEGENDS, apesar de ser um drama histórico, não se desenvolve de forma lenta. Perder 1 ou 2 episódios, vai te deixar perdido em alguns contextos. Mas apesar do ritmo rápido, os roteiristas foram extremamente hábeis para não se perderem em seus conceitos. Quando um mistério era resolvido, outro em seguida era apresentado. Sabe, te deixava com aquela cede… E mesmo quando o episódio não possuía uma treta maligna rolando nos bastidores, te encantava pela delicadeza que os romances foram tratados.
Sim meus bombons, THE LEGENDS tem muito romance. Daqueles de saltarem coraçõezinhos dos seus olhos… Não apenas entre os protagonistas, mas também entre os demais casais da trama (que são vários, diga-se de passagem). Eles te servem do “amor devotado” ao “amor psicótico” … São amores para todos os gostos.
Sobre o desenvolvimento da proposta inicial, onde Zhao Yao busca vingança, e se apaixona pela pessoa da qual queria se vingar, os caras foram geniais. Eu disse, a evolução da personagem Zhao Yao foi constante em toda trama, e eles atrelaram muito isso ao que ela realmente sentia por Li Chen Lan. Foi como assistir uma dança flamenca, entende o que quero dizer? Foi uma dança que claramente expressava o amor e o ódio. O domínio e o ser dominado.  Até que Zhao Yao entende que Lin Chen Lan jamais disputou com ela quem seria o dominante da relação, ele já havia se rendido, muito antes que ela pudesse calçar os sapatos.
Após isso, já não enviamos uma luta sobre amar o ser odiado, mas sim uma busca, quase desesperada, para poderem ficarem juntos.
Confesso que, o único ponto que foi complexo, foi nos episódios iniciais que Zhao Yao começou a possessão de Zhi Yan… foi confuso entender quando era Zhao Yao, quando era Zhi Yan… até mesmo porque, nunca foi uma possessão em si, como dizia a sinopse. Mas isso não impediu que com o tempo, você entendesse o esquema da coisa, e levasse a história numa boa.

MOMENTOS MARCANTES DA HISTÓRIA

Escolher um momento marcante realmente foi algo difícil. Tenho várias anotações guardadas, de frases, momentos e contextos que eu achei épicos. Porém escolhi falar sobre Jiang Wu.
Confesso que quando Jiang Wu apareceu no drama, meu coraçãozinho dorameiro logo cantou “você não vale nada, mas eu gosto de você”. O moço chegou tacando fogo no inferno, e eu gostei. O cara não tinha a mínima vocação para bonzinho. Mas, confesso, que seu ar SIS (sádico, irônico, sarcástico), com um toque de humor, me conquistou. Por muitos momentos eu achei que o amor dele por Zhi Yan/Zhao Yao era apenas um capricho, era algo irreal. Mas ele foi mostrando que era capaz de ter sentimentos tão profundos quanto os de Li Chen Lan.
Até que em seu ápice, ele é o protagonista de duas cenas da minha lista TOP TOPSON do drama: O desistir da vida, por amor a quem se ama; E o retornar a vida para ajudar a quem se ama, a ser feliz com quem ela ama. Naquele momento, o amor de Jiang Wu pela Zhao Yao foi sublime e abnegado, fazendo geral se perguntar o quão você está disposto a abrir mão por quem você ama.

ABORDAGEM DO CLÍMAX E CONFLITO 

Bem, eu já comentei com vocês que em um determinado ponto THE LEGENDS se torna uma busca para que Zhao Yao e Lin Chen Lan possam ficar juntos, certo? Então, o clímax da história, não é a Zhao Yao aceitando o seu amor por Li Chen Lan e desistindo da sua vingança, mas sim a resolução dos problemas para que eles possam ficar juntos.
De um lado, Zhao Yao ainda precisava resolver a questão de seu corpo físico, que estava morrendo (dessa vez, de verdade). De outro, Li Chen Lan estava sendo dominado pelo demônio interno que seu pai havia aprisionado dentro dele. E em meio a isso e mais todas as histórias secundárias, ainda tinha Ming Xuan, dando show em me fazer passar raiva.
Como THE LEGENDS possuí muitas histórias que corriam paralelamente, fiquei com receio que houvesse pontas soltas. Mas, novamente, os roteiristas foram fantásticos. Tivemos mais de um clímax, e todos muito bem tratados.
Acredito que valha destacar, a derrota da loucura de Ming Xuan, que uniu todas as bandeiras por uma causa comum: Impedir que a loka da divindade do ouro dominasse o mundo. Ali tinha sujeito da seita Wan Lu, tinha sujeito da seita legítima, tinha sujeito sem partido… Negócio era para a deusa, a loka, a feiticeira que Ming Xuan havia se tornado. Para a produção dessas cenas, eu tenho apenas duas palavras: Para-Bens.

ATUAÇÃO DOS ATORES

Eu fiquei completamente apaixonada pela atuação de Xu Kai e Bai Lu, vamos começar por aí.
 Foi o primeiro drama que assisti dos dois. Julgando separadamente, eles foram um arraso, agora, se formos falar da química do casal, amiga, é difícil ter com quem comparar. Se colocar os dois sozinhos em uma floresta, em um dia seco de verão, a brigada de incêndio manda retirar, por risco de saltar faíscas e tacar fogo nos matinhos.
Eu não consigo me recordar de algum ator ou atriz que tenha tido “cara de nada”, ou que não tivesse conseguido acompanhar a evolução do seu personagem. 
Sinceramente! Apesar de muitos dos atores não serem os mais conhecidos da dramaturgia chinesa, todos cumpriram com perfeição seus papeis.

FINALIZAÇÃO DO DRAMA 

Esse é o momento que o filho chora, e a mãe não vê.
THE LEGENDS está no topo da minha lista de melhores dramas… do episódio 1 ao 55. Sim, eu sei que são 56 episódios….
Aí é que está meus consagrados, o último episódio de THE LEGENDS, para mim, deixou a desejar.
Veja bem, todas as pontas foram atadas… não ficaram perguntas sem respostas… Todas as histórias, de todos os personagens, tiveram um final. Não que todos os finais foram felizes, mas todos foram condizentes com a história e com a evolução dos personagens. Destaco aqui o mestre Qin do pavilhão das mil cinzas, que teve um final… poético.
Porém, para os nossos amados Li Chen Lan e Zhao Yao tivemos um final aberto.
Há quem diga que os textos finais é a imaginação da Zhao Yao na ansiedade por esperar LI Chen Lan; há quem diga que foi Li Chen Lan imaginando como seria o futuro antes de sua morte; E também tem os que acreditam que o dialogo final realmente aconteceu…
A grande verdade é que não temos dados suficientes para afirmarmos  nenhum dos lados. Quando eu digo que o final foi aberto, foi bem aberto mesmo.
Não que tenha sido um final ruim… Foi bem pensado! Mas, para mim, foi um pouco frustrante… apesar de não tirar a beleza da história.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Se você é um grande fã de dramas chineses históricos, cheio de reviravoltas, lutas muito bem feitas, diálogos inteligentes, OST perfeita, fotografia perfeita, e um PLOT diferente, onde você pode ver com clareza várias faces de certo e errado… Bom THE LEGENDS é um prato cheio para você. Vai fundo amiga, que acredito que você vai curtir.
Agora, se você não é o maior fã de dramas históricos porque curte um romance gostosinho e engraçadinho, mas tá afim de tentar ver se aguenta um drama um pouco mais longo… Então THE LEGENDS também é um drama para você. Só que vai na sombra amiga, vai com cautela, porque o fato de ser engraçadinho e gostosinho de ver, não garante selinho de “não vou chorar”. Mas garante que você vai se apaixonar pelas histórias.
A plot se desenvolveu incrivelmente bem. Todos os personagens foram cativantes, tanto para amor, quanto para o ódio (tanto que, confesso, estou um pouco frustrada por não poder falar de todos eles, rsrs).
THE LEGENDS foi um drama que me rendeu gargalhadas, me fez soltar vários suspiros de amorzinho, mas que também me arrancou algumas lágrimas pesadas. Eu me arrisco a dizer, que mesmo nos seus momentos mais calmos, ele foi um drama intenso.

Ahhhh eu realmente queria conversar mais com vocês sobre esse drama (sad). Eu to triste cara! :(
É um drama cheio de lições nas entrelinhas! E eu seria muito feliz se todos pudessem perceber isso!!!
Quem ainda não viu, ou quem quer rever esse drama hino por ter deixado passar alguma coisa (ou só porque o drama é maravigood mesmo, e daí?! Né!?), ele está disponível APENAS na aba Dramas Completos, aqui  em nosso blog!
Caso encontrem esse projeto em sites de anime ou canais do Telegram, por favor, denuncie. 

Uma b-jo-k!
Pamis.



Imagens: My Dramalist | Prints Phoenix Fansubs



Postar um comentário

11 Comentários

  1. Amei de paixão The Legends, saboreei cada episódio, curti muito todos os personagens e com certeza a química entre os protagonistas será difícil de bater e ele entrou para os meus top 5 chineses. Me decepcionei com o último episódio porque coração de dorameira sempre quer final muito feliz para seus bebês, mas mesmo assim é um drama que deixou uma saudade doída no coração. Vou recomendar sempre!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obg de coração pra coração..

    ResponderExcluir
  3. Confesso, que fiquei decepcionada com o final. Foi muito confuso.

    ResponderExcluir
  4. Sem falar naquele sinal, que aparece eles, como se tivesse no passado, que fala do pai. Tipo, não entendi se era eles no passado, ou em outra vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou um final alternativo,tipo tem pra todos os gostos.

      Excluir
  5. Amo the legenda é ótimo drama cheio romance ação e meu feinho😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei vocês ai! mas buguei no ultimo episodio, nenhum casal da trama ficou junto? e aqueles dois no final; são quem? filhos de quem? onde meu feinho foi?

      Excluir
    2. Zhao Yao e Mo Qing continuaram andando e conversando.

      Zhao Yao: Monstrinho Feio, acho ...

      Mo Qing: O quê?

      Zhao Yao: Depois de selar a Espada Wan Jun, você parece se tornar gentil. Você volta a ser você mesmo.

      Mo Qing: Zhao Yao, você se lembra do que disse quando nos conhecemos?

      Zhao Yao: Eu disse que vou levar você embora.

      Mo Qing: OK. Eu te seguirei até o fim do mundo.



      ~~~ Muitos anos depois ~~

      ~~ Li Ming Ge e Li Ming Shu ~~



      Li Ming Ge saiu furtivamente de casa para entrar em Jiang Hu e arrastar seu irmão, Li Ming Shu, consigo. Li Ming Ge forçou Li Ming Shu a representar uma parte que aconteceu entre seus pais. (Eu sinto que se eles quisessem fazer essa cena infantil, eles deveriam ter escolhido pessoas diferentes para interpretá-la. Ou se eles quisessem usar os mesmos atores, eles deveriam ter feito uma inversão de papéis ou algo assim. No livro , Li Ming Ge (menina) era como Mo Qing e Li Ming Shu (menino) era como Zhao Yao, eles poderiam ter mudado a cena fazendo o menino fazer a parte de Zhao Yao e a menina fazer a parte de Mo Qing. Ou melhor ainda , eles deveriam ter terminado o drama sem esta cena.)

      Excluir
  6. Muito boas suas considerações, faço das suas palavras as minhas, vou ler a novel. Dizem que no final são os filhos deles que aparecem, eles tiveram gêmeos, eu li na novel.

    ResponderExcluir
  7. Esse é dos meus favoritos! Sem contar q o casal principal também é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  8. por favor o link para baixar esta dando error

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)